Você conhece o Seminário de Coisas Legais?

O projeto tem apresentação nesta sexta e quer popularizar a matemática

Derrubar tabus, acabar com aquele medo que muito aluno tem da Matemática. Tarefa que não é fácil, mas o desafio foi aceito pelos professores da disciplina e é posto em prática diariamente em milhares de escolas e universidades no mundo todo. E um grupo em especial usa exemplos modernos para tirar a ideia inicial dos estudantes de que a ciência é assustadora.

Quem coordena o pessoal é Leandro Aurichi, pesquisador do ICMC – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Entre os integrantes do grupo está a professora Marina Andretta, do CEPID-CeMEAI. Desde 2011 eles fazem o Seminário de Coisas Legais, apresentado no campus eventualmente às sextas-feiras às 13h13. É uma palestra onde o objetivo é entreter o público por meio de exemplos práticos do quanto a Matemática é importante e indispensável. “A ideia surgiu antes de 2010, com um professor – Eduardo Tengan – que me convidou pra fazer o Seminário de Coisas Legais. Quanto aos temas, os professores que queriam participar foram sugerindo. A maioria dos palestrantes é da graduação”, diz o coordenador do projeto.

Pode ser num truque de mágica, numa história sobre relacionamentos, num bate-papo sobre como surgiram os modelos de eleições no mundo. A ciência está por toda a parte, embutida em códigos, dentro da calculadora, da perfuração de um poço de petróleo, nas aeronaves que levantam voo todos os dias, nas rotas de tráfego planejadas de acordo com o número de veículos que passam naquela região de uma determinada cidade. São tantos exemplos, mas nem sempre nos damos conta disso. “A criptografia, usada para fazer senhas, é pura matemática. Outro exemplo: quando você vai usar o corretor de texto e ele sugere qual é a palavra que você procura, é um algoritmo de código de correção de erro”, explica Leandro.

Já foram mais de 50 apresentações do Seminário de Coisas Legais, que tem atraído curiosos para o auditório da universidade. Algumas delas exigem um certo conhecimento da disciplina, mas a maioria é para o público leigo. Parte do material disponível na internet. E a ideia do grupo é difundir ainda mais essa ciência.

Próxima apresentação é nesta sexta-feira!

O próximo Seminário de Coisas Legais vai ser apresentado pelo Daniel Smania, professor do ICMC, está marcado para sexta-feira, dia 29 de maio, às 13h13, no auditório Professor Fernão Stela de Rodrigues Germano, no bloco 06. O tema é “Pense Positivo” exige um certo conhecimento da disciplina. Daniel vai falar sobre problemas em matemática que envolvem matrizes positivas usando o Teorema de Perron-Frobenius. Uma das situações fala sobre taxas de imigração e emigração, permitindo calcular com precisão as populações das cidades a longo prazo! A apresentação dura em média 50 minutos. É aberto ao público.

Alguns vídeos do Seminário de Coisas legais disponíveis no YouTube:

O problema do prisioneiro viajante

A vida é injusta

Shakespeare, um jogo de dados e a hipótese do contínuo

Ganhar um milhão de dólares só jogando Mario

Computação: Turing revela tudo

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Texto: Carla Monte Rey – Assessoria CEPID-CeMEAI

Foto: Leonardo Zacarin – Assessoria CEPID-CeMEAI