Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Japanese Russian Spanish

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Nosso objetivo é fornecer uma estrutura acadêmica suficiente para desenvolver pesquisas de ponta que sejam transferidas para empresas de diversos ramos e que possam solucionar problemas reais. Buscamos promover a interação e o uso da matemática aplicada em problemas de várias áreas, como a médica, a industrial, a financeira, a aeronáutica etc. A cadeia de desenvolvimento formada a partir dessas interações possibilita a transferência da metodologia e da tecnologia criadas no ambiente acadêmico para o ambiente industrial. Essa estrutura funcional de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias industriais baseadas nas ciências matemáticas culmina na otimização de processos e na redução dos custos de produção.

Apesar do grande esforço em realizar pesquisas e promover desenvolvimento no setor industrial, visamos também outras ações. Temos a intenção de visitar instituições sociais para expor a importância e as possíveis aplicações da Matemática na melhoria de todos os tipos de atividade produtiva. Além disso, planejamos difundir materiais físicos e online com o objetivo de promover a transferência da tecnologia matemática, a difusão e a educação em geral.

Como Fazer uma Parceria com o CeMEAI.

Clínica Matemática

O CeMEAI oferece um serviço de consultoria em Matemática, Estatística e Computação para empresas e pesquisadores. A Clínica Matemática funciona da seguinte forma:

1) O pesquisador ou empresa preenche o formulário disponível no site (link) e solicita o atendimento

2) Acontece uma reunião entre o solicitante e um pesquisador da área indicada no formulário

3) O pesquisador apresenta uma solução, orientação ou indica o pesquisador que pode resolver o problema

MECAI

Em agosto de 2014, o ICMC recebeu a primeira turma do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), curso inédito na área e que propicia o estreitamento de relações entre a universidade e as empresas, aumentando o interesse das indústrias em procurar a universidade para buscar melhorias na formação de seus funcionários e, consequentemente, sua produtividade. Além disso, também incentiva os pesquisadores da academia a buscarem soluções para problemas específicos da indústria.

Patentes e Registros de Softwares

Convênios

Softwares não registrados

Última modificação em Quarta, 03 Outubro 2018 20:33