WMECAI
Premiação Orientador |
|
MECAI (Presencial) |
|
Com a criação do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no ICMC, em que um dos seus objetivos é a aproximação da academia com a indústria, uma das primeiras iniciativas foi a criação de um mestrado profissional voltado para o aprimoramento de profissionais da indústria.
No final de 2013, foi aprovada a criação do Mestrado Profissional de Matemática, Estatística e Computação Aplicada à Indústria (MECAI) e sua criação na USP, com primeira turma no segundo semestre de 2014.
Desde a criação do MECAI, de seu regulamento até a criação da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (CCP), estive envolvido, tendo sido o primeiro coordenador do curso.
O MECAI foi o primeiro do país a abordar, de forma abrangente, áreas específicas da matemática, estatística e computação aplicadas à indústria. O objetivo é melhorar a formação dos profissionais e atender à demanda da indústria para proporcionar um avanço em geração de produtos ou aplicação de métodos inovadores, para que as empresas se tornem mais competitivas nacional e internacionalmente
O MECAI foi criado para oferecer ênfases, sendo que a primeira ênfase criada em 2014 foi voltada para a Indústria Financeira em modelagem e análise de risco, derivativos, entre outras áreas financeiras.
Para aproveitar o potencial dos pesquisadores do ICMC, principalmente, a partir de 2015 foi oferecida a ênfase em Ciência de Dados, que é oferecida desde então. https://cemeai.icmc.usp.br/icmc-esta-com-inscricoes-abertas-para-o-mecai/
Após um estágio no exterior em 2016, votei para participar da CCP do MECAI, sendo novamente coordenador em 2017. Mesmo depois deste mandato como coordenador do MECAI, continuei a participar da CCP até 2021, quando passei a ser o Vice-Presidente da CPG do ICMC e posteriormente Presidente da CPG do ICMC, cargo em que acompanho o andamento de todos os programas de pós-graduação do ICMC, incluindo o MECAI.

Primeiro coordenador do MECAI
