CeMEAI

A contribuição dos pesquisadores estrangeiros ao CeMEAI

Profissionais de diferentes áreas repassam conhecimentos e experiências

Os Pesquisadores Visitantes Especiais (PVE) têm papel de grande relevância nas universidades brasileiras e igualmente como integrantes da equipe CEPID- CeMEAI.

É o caso do pesquisador britânico Michael Vynnycky, chefe do Departamento de Ciência dos Materiais e Engenharia no Instituto Real de Tecnologia em Estocolmo e também professor de Mecânica dos Fluidos, que encerra, neste semestre, projetos que tiveram início em 2013, na USP, em São Carlos.

Vinnycky é autor de mais de 80 publicações em periódicos e mais de 20 artigos revisados em conferências internacionais. As pesquisas feitas por ele, também no Brasil, estudam a solução numérica de modelos matemáticos para aplicações de energia, processos industriais e fenômenos naturais. Entre as aplicações de energia estão: células de combustível, baterias de íon de lítio, células de fluxo redox vanádio. Para os processos industriais, podemos destacar: decapagem eletrolítica de aço, fundição de metais, liofilização e P3P (perspectiva de 3 pontos) em imagens por câmera.

Três alunos de doutorado foram orientados por ele nesse período e darão sequência ao trabalho desenvolvido.

Para o coordenador de CEPID-CeMEAI, José Alberto Cuminato, esse programa de pesquisadores visitantes do exterior é de extrema importância na relação universidade e indústria. “Uma das grandes dificuldades da utilização da matemática na indústria brasileira é a falta de pessoal e o programa permite que possamos trazer profissionais experientes em diferentes áreas para orientação dos alunos e formação de mão de obra. Esse é um dos grandes objetivos do CeMEAI”, explicou.

 

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Raquel Vieira – Assessoria CEPID-CeMEAI

Mais informações

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn