CeMEAI e SENAI-SP juntos para resolver problemas industriais em workshop de matemática

Definidas as empresas e os desafios do evento que ocorrerá no ICMC/USP São Carlos

Foram definidas as empresas que irão integrar a 10ª edição do Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais e 1º Workshop INNOVATION WEEK. Neste ano, o evento ocorrerá entre os dias 19 e 23 de fevereiro, no ICMC/USP São Carlos, e ganhou a parceria do SENAI-SP, podendo ampliar ainda mais o seu objetivo principal que é unir academia e empresas em prol de desenvolvimento tecnológico para diferentes setores da indústria brasileira.

Os participantes, a maioria, alunos de pós-graduação, professores de renomadas universidades e centros de pesquisa terão como desafios oito temas. A BAYER, por exemplo, quer avançar nas tecnologias de qualidade de selagem de frascos. A Metalsa, montadora de chassis de caminhões, pretende avançar no planejamento de compras de componentes fixadores. Já a Sabó, que atua no segmento de vedações, está interessada na identificação por imagem para proteger um produto de contaminações externas.

A chegada do SENAI-SP trouxe ainda outras empresas – como a Capricórnio, que irá aproveitar a semana na academia também para desenvolver soluções baseadas em imagens e identificação de defeitos em tecidos denim. A CSD BR tem interesse em aprimorar as atividades na tarifação de serviços de infraestrutura de mercado financeiro. O foco da Paranoá – Datawake será a melhor integração entre cartas CEP e modelos de Machine Learning. A SEG Automotive pretende encontrar soluções para planejamento logístico e nivelamento de produção inteligente com redução de custos e aumento de giro de estoque. Completa os desafios desta edição a Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina e que pretende aprimorar as operações em gestão de danos.

“Este workshop é um modelo que comprova aqui no Brasil resultados já alcançados internacionalmente. Estes grupos de trabalho foram inicialmente desenvolvidos na Universidade de Oxford, na década de 1960. É um formato de evento que fomenta não apenas o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e conhecimentos, mas especialmente, capacita os agentes envolvidos. Ganham as empresas com as soluções, os alunos com a possibilidade de trabalharem com problemas reais que irão enfrentar no mercado de trabalho mais à frente”, explicou o coordenador e Diretor do CeMEAI José Alberto Cuminato.

O coordenador também comentou sobre a novidade da décima edição que traz o SENAI-SP como um aliado estratégico. “A parceria com o SENAI-SP foi consolidada após a aprovação do Centro de Pesquisa Aplicada (CPA) em Ciência de Dados para a Indústria Inteligente (CPA-CDI2), vencedor de uma chamada FAPESP para criação de centros de excelência em Inteligência Artificial. E o 1º workshop Innovation Week será a nossa primeira de muitas ações em conjunto”, explicou.

O Assessor Técnico da Diretoria Regional do SENAI-SP, Prof. Oswaldo Massambani destacou: “a presença do SENAI-SP no corpo do CPA-CDI2 fomentado pela FAPESP é uma iniciativa da maior relevância para o Sistema Paulista de Inovação. No contexto da tecnologia e da inovação, o SENAI-SP está focado nos elementos determinantes da competitividade industrial atuando de forma relevantes para promover o desenvolvimento de soluções que aprimorem os processos produtivos e os sistemas de gestão das empresas; a capacidade de inovação das empresas por meio da difusão de informações relevantes sobre processos produtivos específicos para todos os setores industriais e a oferta de soluções que auxiliem as empresas a superarem ou reduzirem as barreiras técnicas e tecnológicas necessárias para alcançarem os mercados globais. É nesse contexto que o SENAI-SP mantém a certeza de que o CPA-CDI2 irá contribuir para a solução de desafios tecnológicos das empresas estimulando o aprimoramento de suas competitividades nos mercados local, regional e global”, afirmou Massambani.

Massambani observou ainda que é notório que o complexo industrial paulista é altamente sofisticado e diversificado. Dessa forma, o SENAI-SP está atuando na promoção colaborativa entre as equipes que desenvolvem o P&D nas indústrias com os competentes núcleos de inteligência existentes nas universidades paulistas, de modo a estarem focados na busca de solução dos desafios tecnológicos que as indústrias nos apresentam.

“A presença do SENAI-SP como parceiro das universidades paulistas no âmbito do CPA representa um avanço significativo para o produtivo relacionamento Universidade-Empresa. Nossa certeza é de que o nosso 1º Workshop Innovation Week irá demonstrar a relevante competência intelectual do conjunto dos integrantes do CPA-CDI2 de forma a atuarem juntamente com as empresas na busca das soluções técnico-tecnológicas para os desafios propostos. Além disso, nossa expectativa é de que criaremos um relevante networking com o conjunto de estudantes e pesquisadores fortalecendo os laços entre a academia e a indústria paulista”, finalizou.

Sobre o evento:

O Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais (INNOVATION WEEK) é um evento organizado pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID- CeMEAI), sediado ICMC/USP, com duração de cinco dias e presencial. O evento, apoiado pelo SENAI-SP em 2024, se transformou em um importante elo de transferência de conhecimentos acadêmicos para as indústrias brasileiras, seja qual for o segmento de atuação.

Como participar:

O evento ocorrerá entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2024. As inscrições serão aceitas por ordem de inscrição, até o limite de vagas. O acesso ao formulário deve ser feito neste link.

Mais informações: