O InovaUSP existe essencialmente para agregar e integrar iniciativas dedicadas ao desenvolvimento de pesquisa e inovação. Nesse sentido, promoveu no Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no ICMC/USP- São Carlos, um encontro com as principais lideranças da indústria de São Carlos. E o primeiro objetivo já foi cumprido, o de debater possíveis colaborações conjuntas onde o conhecimento matemático possa ser aplicado em soluções de desenvolvimento tecnológico e econômico nas empresas representadas pelas instituições SENAI, CIESP e Sebrae.
A convite do coordenador do InovaUSP- Complexo São Carlos, Tito José Bonagamba, apoiado pelo Prof. Raúl Gonzáles Lima, Pró-Reitor Adjunto de Inovação da USP, Francisco Louzada Neto, José Alberto Cuminato e Adenilso Simão (CeMEAI), foram recebidos o diretor do CIESP São Carlos, Marcos Henrique dos Santos, a especialista em tecnologia, Leticia Rodrigues, também responsável operacional pelas ações de Empreendedorismo e Inovação da rede UpLab do SENAI-SP, o diretor do SENAI, Marcio Vieira Marinho e Eduardo Rantin, consultor do Sebrae. Também estavam presentes na reunião Marco Terra, Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação e membro do Centro de Robótica da USP (CRob), André Ponce de Leon de Carvalho, diretor do ICMC, Gustavo Faria e Fernanda Marreta, gestores do CeMEAI.
“Foi para nós, motivo de muita satisfação receber essas lideranças tão representativas na região e no país. Sabemos que as micro e pequenas empresas que essas instituições representam tem uma importância muito grande no desenvolvimento econômico brasileiro e foi uma ótima oportunidade de estabelecer uma integração entre as diferentes entidades no sentido de oferecer suporte integrado à indústria nacional nos seus mais diversos setores”, afirmou Francisco Louzada Neto, Coordenador de Transferência Tecnológica de CeMEAI.
“A nova gestão da Universidade de São Paulo incluiu a inovação como uma de suas atividades de relevo, com o objetivo de disponibilizar o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica à sociedade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico sustentável e o bem-estar da população. Deste modo, está estimulando a consolidação de propostas de atuação com caráter interdisciplinar envolvendo acadêmicos das áreas de Ciências Humanas, Biológicas e Exatas, com um olhar para a sociedade. Para alcançar esse objetivo, trabalhamos para atingir, com celeridade, duas metas iniciais: apresentação das propostas que estão sendo construídas à comunidade acadêmica, para que ela esteja corretamente informada e participe efetivamente deste importante movimento, dialogando com todas as unidades do campus USP de São Carlos. O segundo ponto é a aproximação aos setores externos à universidade que atuam com excelência em atividades de promoção da inovação e empreendedorismo que nos auxiliarão a alcançar as propostas que estão sendo apresentadas. Nesta etapa, estamos construindo uma rede de colaborações com SENAI, Sebrae e CIESP, de modo a otimizar nossas relações e compartilhar ações com foco inicial na área de “Transformação Digital”, mas não se limitando a ela, afirmou Tito.
Ainda segundo ele, além dessas três instituições que remetem também à FIESP e à CNI, necessário é destacar a construção de uma parceria importante com o Centro Paula Souza.
“ De forma similar, estamos construindo outras redes de colaboração, dentro e fora da USP, sempre com o objetivo de mostrar que nossa Universidade quer participar do processo de desenvolvimento socioeconômico em todas suas frentes, como previsto no Estatuto da USP – Fins da Universidade: “Estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino e de pesquisa”, completou.
Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br