Data Mining para o século XXI

88 88 people viewed this event.

O CEPID-CeMEAI promoverá nesta sexta-feira, 24, às 16 horas, no auditório Fernão Stella R. Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos,a palestra Data Mining para o século XXI com João Gama, professor associado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

O evento discutirá a relação entre educação e inovação nas áreas cobertas pelo CeMEAI e irá apresentar os principais conceitos de fluxos de dados, ilustrados com aplicações reais.

“Entre os pontos-chave, falaremos sobre as limitações dos algoritmos atuais de aprendizado de máquinas e de mineração de dados. Os fluxos de dados são caracterizados por enormes quantidades de dados que introduzem novas restrições na concepção de algoritmos de aprendizado: recursos computacionais limitados em termos de memória, tempo de processamento e potência da CPU. Nesta palestra, serão apresentados alguns algoritmos ilustrativos projetados para levar em conta essas restrições. São identificados os principais problemas e desafios atuais que emergem na aprendizagem, a partir de fluxos de dados e apresentadas linhas de pesquisa abertas para novos desenvolvimentos”, explicou o palestrante.

Sobre o palestrante

João Gama é licenciado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal. Em 2000, recebeu seu Ph.D. Licenciatura em Ciência da Computação pela Faculdade de Ciências da mesma Universidade. Ingressou na Faculdade de Economia onde ocupa o cargo de Professor Associado. É também pesquisador sênior do LIAAD, grupo do INESC Porto. Trabalhou em projetos e escreveu trabalhos em áreas relacionadas à aprendizagem de máquinas, fluxos de dados e sistemas de aprendizagem adaptativa e é membro do conselho editorial de revistas internacionais em sua área de especialização.

Para se registrar para este evento, acesse a seguinte URL: https://cemeai.icmc.usp.br/ncemeai/data-mining-para-o-seculo-xxi/ →

Date And Time

24-03-2017 to