I Workshop CeMEAI de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais

83 83 people viewed this event.

Programação
O Workshop será realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) em um período de 4 dias, de 8 a 11 de setembro de 2015, com o seguinte formato:

Dia 1: Os objetivos do dia são: a) Se conhecer e fazer um aquecimento com a introdução de todos os participantes; b) Entender e formular em termos gerais cada um dos problemas propostos pelos representantes das empresas; c) Estabelecer os Grupos de Estudo que irão concentrar atenção em um ou mais problemas específicos. Todos os participantes participam em a) e b) e depois se dividem em grupos de discussão.
Primeira atividade: Apresentação dos Problemas

Os representantes das empresas apresentam seus problemas para todos os participantes. Cada empresa possui 20 minutos para a apresentação/conversa e outros 20 minutos estão reservados para discussão na sequência. Essas atividades não precisam ser formais. Se a apresentador concordar, será permitido perguntar durante a apresentação mantendo o limite de 40 minutos no total. Para cada problema existe um apresentador e um moderador
Duração: 40 minutos por problema

Segunda atividade: Organizando os grupos

Nesta atividade teremos um moderador (pesquisador) que organizará os grupos. A lista com os problemas está disponível na página do evento. Nós recomendamos fortemente os participantes a analisar os problemas antes do evento de modo a trazer suas preferências. Os Times serão formados baseados na escolha dos participantes e cada grupo deve gerar uma abordagem matemática e/ou computacional para o problema sob sua análise.
Duração: 40 minutos

Terceira atividade: Grupo de Estudo: Rascunho das Questões / Início da Formulação

Cada time trabalha em um problema por cerca de 2 horas. Cada time tenta colocar o problema selecionado em bons termos científicos e fazer uma lista de questões e dúvidas para os representantes das empresas para se assegurar que o problema foi bem entendido. Os membros do time podem fazer pesquisas na internet, ler e discutir os materiais disponíveis, interagir com pessoas de fora do time, etc. Depois de 2 horas é esperado que cada time seja capaz de propor uma ou várias abordagens para atacar o problema. É fortemente recomendado que, sempre que possível, mais de uma abordagem seja sugerida.
Duração: 3 horas

Dia 2: Os objetivos são: a) Cada time escolhe democraticamente as duas melhores abordagens para seu problema b) Cada time começa a destrinchar seu problema c) É feita uma primeira apresentação.
Quarta atividade: Grupo de Estudo: Seleção da melhor formulação / abordagem

Essa sessão global de 80 minutos onde cada time discute a lista de formulações e abordagens. Novas alternativas podem surgir durante a discussão. Por voto da maioria as duas melhores formulações e abordagens são escolhidas para cada problema. Os representantes das empresas devem ajudar e dar sua opinião durante a sessão, comentando, esclarecendo condições de contorno, criticando, etc. Na mesma sessão, times podem ser mudados para atender melhor as necessidades
Duração: 80 minutos

Quinta atividade: Apresentação das Formulações / Abordagens

Cada time faz uma apresentação de 10 minutos sobre a formulação escolhida com 10 minutos adicionais para perguntas e críticas.
Duração: 120 minutos

Sexta atividade: Grupo de Estudo

Cada time trabalha em seu problema por toda a tarde.

Dia 3: Objetivos: a) Os times finalizarem os trabalhos em seus problemas b) acertar os detalhes.

Sétima atividade: Grupo de Estudo

Cada time trabalha em seu problema por todo o dia.

Atividade não numerada: Confraternização

Confraternização no Hotel Indaiá.

Dia 4: Apresentação dos progressos e trabalhos futuros.

Oitava atividade: Produção do Relatório

Os times terminam suas discussões e preparam um relatório do progresso e uma apresentação. Um relatório mais completo deve ser enviado ao comitê organizador uma semana após essa data.

Nona atividade: Apresentações e Discussão

Cada grupo tem 15 minutos para apresentar um rascunho da sua solução. Cada apresentação será seguida por 15 minutos de discussão.

Décima atividade: Despedida

Ocorrerá uma sessão curta, onde cada time entrega formalmente seu relatório para o comitê organizador. Presentes podem ser trocados. Um discurso de encerramento é feito. Foto oficial do Workshop.

O comitê organizador indicará ações futuras e direções. É esperado que cada problema promova uma melhoria em um projeto acadêmico/industrial.

Para se registrar para este evento, acesse a seguinte URL: http://www.cemeai.icmc.usp.br/WSMPI →

Date And Time

08-09-2015 to