CeMEAI

Interação Universidade-Empresa: quatro aplicações de otimização 

Interação Universidade-Empresa: quatro aplicações de otimização 

Interação Universidade-Empresa: quatro aplicações de otimização 

por
82 82 people viewed this event.

Resumo:

Há um gap entre o que as pesquisas científicas produzem e o que as empresas conseguem absorver.

A transferência de conhecimento da universidade para a sociedade, e às empresas, nem sempre acontece como esperado.

Neste encontro eu vou descrever quatro problemas de otimização advindos de diferentes situações de Porto Alegre e que foram temas de teses e dissertações, além de terem sido aplicados na prática: roteamento de veículos, alocação de médicos plantonistas em um hospital, logística de atendimento médico domiciliar, e otimização em bike-sharing.

Em cada caso vou abordar a situação de manutenção dos softwares, registro de software, licenciamento e outros formalismos que foram realizados. Embora os problemas sejam da área de otimização, a palestra pode ser entendida por alunos e professores de outras áreas.

Dados da Palestrante: Luciana S. Buriol é professora do INF/UFRGS desde 2006. Ela se formou em computação na UFSM em 1998, fez mestrado e doutorado em otimização na UNICAMP, com estágio de doutorado de 15 meses na AT&T Labs, USA, e pós-doutorado na Università di Roma La Sapienza, Itália. Foi Presidente da Sociedade Científica da área na América Latina (Association of Latin-Iberoamerican Operational Research) e Vice-Presidente da Sociedade Mundial (International Federation of Operational Research Societies). Atualmente é a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Computação do INF/UFRGS.

 

Date And Time

20-09-2019 to
20-09-2019
 

Local

 

Tipos de eventos

Share With Friends