V Escola de Matemática Aplicada

91 91 people viewed this event.

A Escola de Matemática Aplicada tem como principal objetivo apresentar um conjunto de técnicas matemáticas e de modelagem, juntamente com um problema real para que os estudantes possam experimentar por eles mesmos o processo de entender, formular e resolver um problema prático. Como tem sido bastante comum em outros centros, por exemplo, no OCIAM em Oxford, realiza-se uma Escola de modelagem na semana anterior ao Workshop para proporcionar aos alunos de Pós-graduação, como treinamento para o evento da semana posterior.

Nessa Escola são apresentados problemas reais já estudados em ocasiões anteriores para os quais se tem uma boa base de conhecimento e os alunos trabalham durante uma semana, guiados pelo tutor na solução ou estudo desses problemas. Com isso espera-se que esses alunos estejam mais bem preparados para o workshop a seguir e possam contribuir de maneira efetiva para a solução dos problemas reais a serem trabalhados.

Será realizada a apresentação de problemas industriais já estudados em outras oportunidades, para os quais já se tem um bom corpo de conhecimentos e que serão apresentados aos alunos participantes para treinamento de habilidades como: Trabalho em grupo, aplicações dos conhecimentos teóricos num problema real, interlocução com outras especialidades, (nesse caso representado pelo tutor). Durante uma semana o trabalho será prático e dedicado à solução dos problemas para os quais os alunos se inscreveram. A ideia é que cada aluno frequente um curso. Esse arranjo tem por objetivo colocar o aluno frente a uma atividade da qual ele tem pouco conhecimento, mas que ao final da semana terá absorvido conhecimentos suficientes para contribuir com a solução. Pretendemos com isto despertar no aluno sua capacidade de enfrentar novos desafios, o que em geral não é incentivado pelos programas de Pós-graduação, onde cada um preocupa-se apenas em resolver seu problema.

Redes Bayesianas e Aplicações
Ministrante: Prof. Anderson Ara UFBA

Despacho hidrotérmico de curto prazo: modelagem matemática e pacote UNITOY
Ministrantes: Profs. Paulo da Silva e Silva (Unicamp), Claudia Sagastizábal (Unicamp), Pablo Luna (UFRJ) e Mikhail Solodov (IMPA).

Otimização Multicritério, Modelos Causais e Aplicações
Ministrantes: Profs. Alexandre Delbem e Carlos Dias Maciel (EESC-USP)

Para se registrar para este evento, acesse a seguinte URL:

Date And Time

15-03-2021 to