V Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais

75 75 people viewed this event.

Entre os dias 8 e 12 de julho, o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria promoverá, em São Carlos (SP), o 5º Workshop CeMEAI de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais.

Público-alvo

O público-alvo do evento são profissionais do setor produtivo e de outras áreas do conhecimento, pesquisadores em matemática, estatística e computação e áreas correlatas, estudantes de pós-graduação e alunos do último ano de Bacharelado em Ciências Matemáticas.

Objetivo
O objetivo do Workshop CeMEAI de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais consiste em fomentar a interação universidade-indústria, propiciando benefícios advindos das ciências matemáticas ao setor produtivo brasileiro.

O Workshop será realizado no seguinte formato:

Na manhã do primeiro dia de atividades, convidados do setor produtivo apresentam aos participantes um de seus problemas técnicos, delineando suas expectativas e resultados que esperam obter.
Após a apresentação dos problemas, os pesquisadores e alunos, assistidos por coordenadores, se dividem em grupos de trabalho específicos para cada problema proposto.
No período da tarde e nos três dias seguintes, cada grupo busca encontrar ideias e técnicas que possam ser aplicadas ao problema, modelando de forma clara as necessidades, e tenta avançar na resolução destas. Os grupos se concentram nos objetivos declarados pelos convidados.
No último dia de atividades, os grupos apresentam os resultados obtidos para os convidados do setor produtivo e outros participantes, mostrando o progresso realizado e sugerindo para as empresas quais os melhores caminhos a serem trilhados para avançar na solução dos problemas apresentados.
Relatórios escritos dos desenvolvimentos são entregues aos convidados do setor produtivo ao final do evento ou nos dias imediatamente posteriores.

Problemas
1) Anomalias em Pagamentos de Custos Hospitalares [pdf]
Empresa – PORTO SEGURO

2) Sugestão de termos de classificação para categorização de produtos hospitalares [pdf]
Empresa – BIONEXO

3) Programação Hidrotérmica de Curto Prazo: Do Despacho ao Preço Horário ou Vice-Versa? [pdf]
Empresa – ENGIE/CEPEL

4) Melhorar a eficiência de quebra e laminação da soja [pdf]
Empresa – SENAI/SC

5) Análise de fluxo de produtos florestais brasileiros a partir dos dados do sistema DOF do IBAMA [pdf]
Empresa – IMAFLORA

6) Forecast de Venda [pdf]
Empresa – MULTINACIONAL AMERICANA

7) Predição de preços a partir do histórico de cadeias de consumo [pdf]
Empresa – ARQUIVEI

Site oficial
http://www.cemeai.icmc.usp.br/5WSMPI/ – INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Date And Time

08-07-2019 to