O Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais chegou à sua quarta edição. De hoje, 16 de julho, até sexta-feira, 20, 130 participantes aceitaram o convite do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e irão trabalhar em problemas reais de cinco empresas brasileiras presentes ao evento neste ano, que é realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. São elas: B2W Digital (participando com dois problemas), Engie Brasil – Energia, LNLS – Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, Raízen e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
No primeiro dia de atividades os representantes destas empresas apresentaram os problemas técnicos comentando os desafios e resultados esperados. Até a próxima sexta-feira, os grupos que têm coordenação de pesquisadores do CEPID-CeMEAI, vão trabalhar em cada caso, apontando as melhores soluções diante de problemas complexos e que impactam diretamente em várias áreas do mercado brasileiro tais como a resolução de falhas de plantio de cana-de-açúcar, melhorias na previsão de arrecadação do ICMC em SP ou rotas otimizadas e custos menores para operações de entregas de sites de vendas, entre outros.
O diretor do CEPID- CeMEAI José Alberto Cuminato lembrou que essa diversidade de problemas permite que os participantes atuem em áreas que não estariam habitualmente nas universidades que representam. “Este é um modelo de workshop onde todos deixam de ser passivos para serem ativos o tempo todo. Corremos contra o tempo para apresentar a evolução dos problemas, seus relatórios e prestação de contas às empresas e órgãos financiadores”, disse.
Taciana Oliveira Shimizu é aluna de doutorado em Estatística do ICMC e participa desde a primeira edição do workshop. “Eu fui gostando da dinâmica do evento e ele tem se tornado uma rotina pra mim”, disse. “Contribui porque a gente verifica os resultados em uma semana e temos acesso a dados que dificilmente encontraríamos e podemos aplicar depois na teoria do que estudamos o que aprendemos aqui”.
Já para Gabriela Iunes Depetri, pós- doutorado em Matemática Aplicada disse que se interessou pela oportunidade de sair um pouco da parte teórica. “É uma oportunidade de saber quais os reais problemas da indústria e como as minhas habilidades se aplicam, não necessariamente sendo a minha área de atuação, mas sei que posso contribuir e aprender”, comentou.
Ao final do workshop os grupos apresentarão os resultados obtidos, mostrando o progresso realizado e sugerindo para as empresas quais os melhores caminhos a serem trilhados para avançar na solução dos problemas apresentados.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br