Entre os dias 17 e 20 de outubro deste ano, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) promoveu a 30ª edição da Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI). O evento é realizado anualmente pela SBC e contempla áreas de computação gráfica, visualização, processamento de imagens, visão computacional e reconhecimento de padrões. Neste ano, a SIBGRAPI foi realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, no Rio de Janeiro, e premiou dois pesquisadores ligados ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).
O professor Afonso Paiva, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e pesquisador do CeMEAI, recebeu o prêmio de melhor paper na categoria “Computação Gráfica e Visualização” pelo trabalho “Least-Squares Morphing of Dynamic Meshes”, que também tem autoria de Lucas Pagliosa, aluno de doutorado do ICMC, Paulo Pagliosa e André Medalha, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O trabalho “A Hierarchical Network Simplification via Non-Negative Matrix Factorization”, que recebeu menção honrosa na mesma categoria, tem participação de Luis Gustavo Nonato, que também é professor no ICMC e pesquisador do CeMEAI. Os outros autores são Markus Diego Dias (doutorando do ICMC), Moussa Reda Mansour (iCetana), Fabio Dias (pós-doutorando do ICMC), Fabiano Petronetto (Universidade Federal do Espírito Santo) e Claudio T. Silva (New York University).
O prêmio de melhor tese de doutorado foi para outro trabalho orientado por Nonato: “Generation of Semantic Layouts for Interactive Multidimensional Data Visualization”, produzido por Erick Gomez-Nieto, aluno de doutorado do ICMC.
As demais premiações estão disponíveis no site da SIBGRAPI.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br