Pesquisadores do CeMEAI recebem reconhecimento internacional

José Mario Martínez e Claudia Sagastizábal foram homenageados pela SIAM por suas contribuições científicas na área

José Mario Martínez e Claudia Sagastizábal, dois pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI), entraram para a lista de ‘fellows’ da Sociedade de Matemática Industrial e Aplicada (SIAM), dos Estados Unidos. A nomeação reconhece a relevância da produção científica e as contribuições institucionais dos pesquisadores do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp.

José Mario Martínez e Claudia Sagastizábal, dois membros ativos da SBMAC, foram homenageados pela SIAM – Fotos: Divulgação

Em nota publicada em seu site oficial, a SIAM informa que Martínez e Claudia foram nomeados em reconhecimento à sua excelente pesquisa e serviço prestado à comunidade. Além disso, os nomeados “formam um grupo de indivíduos que auxiliam no desenvolvimento dos campos da Matemática Aplicada, Ciência da Computação e Ciência de Dados” segundo a entidade.

Professor Emérito da Unicamp, José Mario Martínez foi reconhecido por contribuições à teoria, prática e aplicações do ramo de Otimização Contínua, em que é referência no Brasil e no exterior.

Ainda que seja amplamente reconhecido por diversas contribuições à Matemática, Martínez mantém a postura humilde e se diz surpreso pela indicação para ser ‘fellow’ da SIAM. Para ele, certamente isso é mais uma prova de que a matemática e a ciência brasileira estão no mais alto patamar internacional.

Martínez foi um dos fundadores da SBMAC em 1978 e integra o Conselho atual da entidade – Foto: Divulgação

“Eu me surpreendi ao receber a indicação porque tinha me esquecido de que um colega tinha me avisado que, com outros dois associados, estava propondo meu nome”, conta com bom humor o professor emérito da Unicamp.  “Acredito que esse reconhecimento confere um pouco mais de visibilidade às instituições vinculadas ao ‘fellow’ de turno e um pouco mais de prestígio para a ciência brasileira”, completa.

Sua colega de IMECC, Claudia Sagastizábal, possui vasta experiência em Matemática Aplicada e Computacional, e também com ênfase em Otimização. Segundo o comunicado oficial da SIAM, “Claudia está sendo reconhecida por suas contribuições à Otimização Não Suave e Aplicações à Engenharia e Métodos Numéricos para Otimização”.

A Professora da Unicamp reconhece a satisfação de se tornar uma ‘fellow’ da SIAM, afinal trata-se de uma distinção concedida por votação de outros colegas da área que já constam nesse seleto grupo.

Claudia Sagastizábal é uma das maiores referências em Otimização e integra o corpo docente do Imecc – Foto: Divulgação

“É uma satisfação muito grande ter esse retorno positivo vindo de colegas, muitos dos quais eu admiro. É um reconhecimento a uma trajetória de pesquisa e serviço, ou seja, um conjunto de contribuições e ações que fazem uma carreira. A nomeação implica apreciação internacional do trabalho realizado e isso me deixa muito impactada”, afirma a matemática.

Para Claudia, a homenagem por parte da SIAM certamente ajudará a maior divulgação da ciência e da matemática do Brasil, principalmente em projetos alinhados com o desenvolvimento da indústria.

“Assim como o CeMEAI, a SIAM promove a interação entre Matemática e setores produtivos. No Brasil, pesquisas desse tipo, em áreas multidisciplinares, precisam ganhar maior visibilidade, e esta nomeação talvez possa ajudar nesse sentido. Em geral, tanto na academia como na indústria, há uma compreensão incompleta da contribuição da pesquisa multidisciplinar. A indústria, em geral (há honrosas exceções), prefere importar modelos e sistemas desenvolvidos no exterior, que nem sempre se adaptam à nossa especificidade como país. E a academia ainda não dispõe de mecanismos adequados para avaliar e promover este tipo de investigação entre os seus membros.”, reconhece a pesquisadora.

A lista dos indicados da SIAM em 2024 reúne 26 cientistas. São professores e pesquisadores de instituições de ensino de várias partes do mundo, como as reconhecidas universidades de Stanford, nos EUA, Cambridge, no Reino Unido, e de Hong Kong, na Ásia.

A SIAM

Original dos Estados Unidos desde 1952, a SIAM é uma comunidade internacional com mais de 14.500 membros individuais e 500 membros institucionais, dedicada ao avanço da Matemática Aplicada e Computacional.

A SIAM é uma organização sem fins lucrativos que tem três propósitos principais: promover a aplicação da Matemática à indústria e à ciência; promover a pesquisa básica em Matemática que leve a novos métodos e técnicas para a indústria e ciência; e fornecer meios para a troca de informações e ideias entre matemáticos e outro pessoal técnico/científico.

O CeMEAI, com sede no ICMC da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

Assessoria de Comunicação – CeMEAI

Mais informações: