Na próxima terça-feira (17), o Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da UNESP em São José do Rio Preto receberá o pré-lançamento do livro “Espaços Museológicos e Educação Formal”, organizado pelo professor Elso Drigo Filho. O pré-lançamento faz parte da programação da 13ª Semana de Química Ambiental, que será realizada entre os dias 16 e 20 de maio no IBILCE.
A obra sintetiza a experiência dos diversos autores no contexto do ensino em espaço não tradicional. O texto aborda temas ligados a Ciências, Astronomia, Física, Química, Biologia, Matemática, Jogos, Português e Literatura que refletem a vivência concreta dos envolvidos em planejar e implantar ações educacionais em um espaço museológico, o Centro Integrado de Ciência e Cultura- CICC de São José do Rio Preto. O livro representa uma parceria efetiva entre o instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE/UNESP, a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e a FAPERP – Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto.
O livro conta com um capítulo escrito pela professora do IBILCE Socorro Rangel, pesquisadora do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). O capítulo “Espaços Museológicos e o Ensino Matemática” debate os objetivos de se construir e dar manutenção a museus de ciência, a abertura de espaços de matemática em museus de ciência e o que deve estar contido nesses espaços. Propõe, ainda, um conjunto de atividades para serem aplicadas junto a alunos do ensino fundamental, médio e superior, e também a um público mais heterogêneo.
O pré-lançamento do livro é aberto ao público e será realizado às 19h no auditório A do IBILCE. Mais informações sobre a Semana de Química Ambiental estão disponíveis no site do evento.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br