Na última terça-feira (26), o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) recebeu a visita de Djalma Nery, vereador da cidade de São Carlos/SP. O encontro teve como objetivo discutir formas de integrar iniciativas de pesquisas na área de dados com o setor público. A ideia é fortalecer demandas coletivas, utilizando técnicas como o cruzamento de dados para o monitoramento de indicadores ambientais, de segurança, educação e mobilidade da cidade.
Segundo o legislador, a meta é utilizar as ferramentas desenvolvidas pelos pesquisadores para aprimorar a administração da cidade. “Como representante do poder legislativo, viemos entender melhor os projetos e explorar formas de colaborar, tanto para obter esses dados quanto para disponibilizá-los à população, com o objetivo de melhorar a gestão da cidade”, explicou.
Para Djalma, que foi reeleito neste ano para seu segundo mandato, o potencial dessa parceria reside na conexão entre a ciência produzida na universidade e centros de pesquisa e as demandas do setor público. “Acho que tem um potencial muito grande que vem sendo desperdiçado pela falta de conexão desses setores com a gestão pública. Viemos na intenção de conseguir colaborar nessa conexão. E o beneficiado, na verdade, vai ser a população de São Carlos como um todo, que vai ter ferramentas mais eficientes e acessíveis à disposição”, afirma o vereador.
O professor Luis Gustavo Nonato, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e pesquisador do CeMEAI, reforça que a parceria, além de acessibilizar a disponibilidade dos dados, também impacta o processo de tomada de decisões pelo poder público. “A questão toda é ao redor de dados. A prefeitura tem uma quantidade enorme de dados, uma boa parte deles ainda não de forma pública. Então, esse tipo de parceria, de uma forma ou de outra, acaba dando acesso a esses dados para a gente poder fazer estudos”, disse o pesquisador.
Como próximo passo, no dia 7 fevereiro de 2025, será realizado o Workshop “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, no Auditório Professor Fernão Stella de Rodrigues Germano. O professor Castelo deu mais detalhes sobre o evento: “Vai envolver pesquisadores da parte ambiental e da parte de inteligência artificial, além de integrantes da Prefeitura de São Carlos e das escolas da cidade. A ideia é levantar discussões e projetos para tornar o município mais inteligente e sustentável”.
Desde 2011, São Carlos é reconhecida como a “Capital Nacional da Tecnologia“, devido à concentração de empresas de alta tecnologia e a presença de universidades e centros de pesquisa no município. De acordo com Djalma Nery, essa parceria representa uma oportunidade de aproveitar o potencial científico e tecnológico da cidade, transformando o conhecimento gerado em políticas públicas mais eficazes. “É a cidade com maior número de doutores por metro quadrado, mas muitas vezes esses ativos não são revertidos em políticas públicas eficientes, que é um grande desperdício de potencial. Queremos contribuir de alguma forma para tentar retomar e aprofundar essa conexão”, concluiu o vereador.
Além de Nery, Nonato e Castelo, estiveram presentes na reunião Vitor Camacho, geólogo e membro da equipe do vereador; Catia Teodoro, professora da Escola Estadual Aduar Kemell Dibo; e Shirlei Faustino, vice-diretora do mesmo colégio.