CeMEAI e ICMC são apresentados para jovens talentos da Matemática e Computação

Estudantes fazem parte do Novo Ensino Suplementar, da UFAL/Alagoas
Estudantes vinculados à UFAL ouviram sobre CeMEAI e ICMC | Foto: Reprodução

Meninos e meninas do ensino médio cada vez mais encantados com a matemática e com as possibilidades que a carreira nessa área pode trazer. Um despertar promovido pelo Novo Ensino Suplementar (NES) que tem como objetivo ser um centro brasileiro de excelência na formação de talentos de baixa renda para as áreas de exatas.

O pesquisador Krerley Oliveira, do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), coordena este projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). E no dia 14 de setembro, organizou o evento “Matemática e Suas Aplicações: Carreiras Exatas”, que discutiu a importância da matemática e suas diversas aplicações no mercado de trabalho.

Os alunos participantes do NES puderam interagir com Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA; Carlos Tomei, da PUC- Rio de Janeiro; Yuri Saporito, da FGV EMAp; e Tiago Pereira, do ICMC/USP da USP e também pesquisador do CeMEAI.

Presentes no evento conheceram pesquisadores de diferentes instituições | Foto: Reprodução

Tiago apresentou a infraestrutura do ICMC e o trabalho desenvolvido pelo CeMEAI. “Este projeto vem se destacando pela seleção de talentos do ensino médio, a maioria de baixa renda, que estão sendo formados, apoiados financeiramente e incentivados a cursar as melhores universidades brasileiras”, disse.

“Muitos desconheciam a USP e tive a oportunidade de apresentar a universidade para eles, também falar sobre os ambientes do ICMC e conexões que o CeMEAI faz com a indústria. Debatemos ainda os benefícios destinados a candidatos de baixa renda e muitos se animaram de prestar a Fuvest já nesse ano”, completou.

O projeto vem se destacando pelos resultados obtidos com os alunos e as oportunidades ofertadas no contra turno de suas escolas, incluindo seus cursos avançados.

“Nosso foco é criar um centro de excelência para estudantes do ensino médio. Nós oferecemos um curso de três anos para os que foram selecionados para aprender essas disciplinas com abordagem em Inteligência Artificial e Ciência dos Dados. Assim, eles podem entrar mais preparados nos melhores cursos de Exatas do país”, afirmou Krerley, o coordenador do NES.

O evento foi organizado por pesquisador Krerley Oliveira, pesquisador do CeMEAI | Foto: Reprodução

Sobre o evento “Matemática e Suas Aplicações: Carreiras Exatas”, o coordenador do NES destacou a oportunidade de os alunos aprenderem diretamente com grandes nomes da matemática no Brasil.

“Os palestrantes compartilharam suas experiências e conhecimentos, explorando como a matemática se aplica a diversos setores e abre portas para várias trajetórias profissionais. A programação incluiu as palestras, debates e sessões interativas, proporcionando aos estudantes uma visão clara e inspiradora do que a matemática oferece”, finalizou.

Interessados em saber mais sobre o programa NES podem acessar o website ou o canal do Youtube, onde as aulas ficam gravadas e podem ser assistidas por qualquer aluno interessado em aprimorar seus conhecimentos e que ainda não fazem parte do programa. O contato pode ser feito ainda pelo e-mail: nes.alagoas@gmail.com. As inscrições para o próximo ano estarão abertas a partir da sexta-feira, 27 de setembro.

A Fuvest se mostrou uma opção real para os presentes no evento | Foto: Reprodução

Texto: Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI