Seminário no ICMC apresenta os números normais

A palestra foi de Thiago Ramos, aluno de mestrado do ICMC

Pontualmente às 13h13, teve início, nesta sexta-feira (6), o Seminário de Coisas Legais com o aluno de mestrado em matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Thiago Ramos. Ele escolheu para o tema da palestra um assunto particularmente intrigante pra ele e muitos matemáticos: os números normais.

“A ideia de um número normal é que qualquer coisa que foi dita ou escrita, você vai encontrar em um número normal, associando letras aos dígitos. Toda essa teoria que eu fiz é de sistemas dinâmicos, ela não tem uma relação direta com teoria dos números. E o legal é você ligar uma área da matemática à outra que, aparentemente, não teria relação. Boa parte da matemática é feita porque ela é legal. Não precisa ter necessariamente uma aplicação direta”, disse Thiago.

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br